COMO ESTÃO AS INSPEÇÕES DO FDA SOBRE OS IMPORTADORES DE ALIMENTOS NOS EUA?

Para 2018, o FDA pretende executar 1.000 inspeções sobre importadores de alimentos, segundo a legislação FSMA, nos requisitos FSVP (Foreign Supllier Verification Program).

O requisito do FSVP exige que os importadores de produtos alimentícios desenvolvam um programa de verificação que demonstre que seus fornecedores controlaram adequadamente os perigos químicos, físicos e microbiológicos que ocorrem durante a produção e o processamento.

Em 2017, o FDA encontrou 177 violações documentais de importadores de alimentos nos EUA. A documentação (registros) dos importadores depende das informações que os exportadores fornecem, principalmente, obtidos do Food Safety Plan que o exportador fornece ao importador.

As inspeções do FDA devem aumentar, tanto no importador como no exportador. Portanto, o exportador que estiver regularizado quanto ao FSMA “passará na frente” de outros exportadores, auxiliando seu importador se justificar perante uma inspeção.

Nós recomendamos veementemente aos exportadores de alimentos para os EUA que “não brinque” com este assunto. Manter-se no mercado americano significa atender a regulamentação FSMA de forma completa. Muitos exportadores estão fazendo pouco caso deste assunto, e vão perder o mercado americano brevemente.

Anterior

Próximo