Como será a política de Donald Trump perante a importação de alimentos?

O impacto da presidência Trump sobre a questão de Segurança de Alimentos (Food Safety) tangencia profundamente a adoção, prática e exigência legal do FSMA – Food Safety Modernization Act.

A frase tema “America first”, ou seja, “primeiro americano”, traz um suposto sinal que poderá o FSMA ser relativamente “relaxado” dentro dos Estados Unidos, diante dos produtores de alimentos nos Estados Unidos, e contrariamente, ser severamente exigido pelo tópico FSVP – Foreign Supplier Verification Program (Programa de Verificação para Fornecedores Estrangeiros) dentro do FSMA.

Através da legalidade do FSVP, Donald Trump pode executar sua linha protecionista com toda a tranquilidade, criando barreiras técnicas aos exportadores de alimentos para os Estados Unidos.

Assim que, qualquer exportador de alimentos para os Estados Unidos deve ficar atento, se inteirar e se adequar, o mais breve possível. A última coisa que um fornecedor de alimentos para os EUA vai querer é ter sua mercadoria confiscada no porto, devido à falta de atendimento a um requisito pelo FSMA-FSVP.

Isso já aconteceu antes da introdução do FSMA-FSVP, então é razoável dizer que pode ficar ainda mais difícil.

Se você é um fornecedor estrangeiro, é recomendável que você não tome uma posição de “esperar para ver como é que fica”. Isto pode ser catastrófico comercialmente!

Procure imediatamente se inteirar da nova regulamentação FSMA-FSVP. Entre em contato conosco pelo [email protected] ou [email protected]

Fonte: Chris Domenico. https://safefood360.com/2016/12/will-donald-trump-change-fsma/ 

Anterior

Próximo