Primeira Certificadora homologada  pelo FDA para auditorias FSMA

Primeira Certificadora homologada  pelo FDA para auditorias FSMA

Neste final de janeiro de 2018, o FDA anunciou o reconhecimento da primeira instituição certificadora para realizar auditorias em empresas americanas de alimentos, bem como, em empresas exportadoras.

A organização homologada pelo FDA é a ANSI-ASQ National Accreditation Board (ANAB), uma organização ligada ao   American National Standards Institute (ANSI) e ao  American Society for Quality (ASQ) , com sede em  Milwaukee, Wisconsin, EUA.

Esta homologação durará 5 anos, a partir de janeiro de 2018, e ela foi aprovada pelo FDA por atender aos requisitos FSMA. Veja no link: Key Facts about the Accredited Third-Party Certification Program).

O FDA também lançou o programa “Voluntary Qualified Importer Program (VQIP)”, um programa de adesão voluntária de importadores, que terão apoio para auditar seus exportadores de alimentos através de certificadoras homologadas pelo FDA.

Esses programas são ferramentas adicionais que o FDA está usando para ajudar a garantir que os alimentos exportados para os Estados Unidos sejam produzidos de acordo com os mesmos padrões de segurança exigidos pelos alimentos produzidos no mercado interno. Governos, agências ou organizações interessadas em se tornarem organismos de credenciamento reconhecidos podem se candidatar usando o aplicativo da FDA na Web e pagando  uma taxa de inscrição.

Anterior

Próximo